quarta-feira, 1 de outubro de 2014

DADO IPA





Dado Bier lança sua nona cerveja artesanal,
do estilo India Pale Ale

A Dado Bier, primeira microcervejaria do Brasil, fundada em 1995, investiu seu conhecimento de quase 20 anos na fabricação de cervejas artesanais para elaborar a receita do estilo mais apreciado nos Estados Unidos: a IPA (India Pale Ale). A novidade chega ao mercado a partir de meados de outubro.

“Lançar uma IPA é um belo desafio. Fazer uma cerveja amarga não é muito difícil. Contudo, equilibrar o elevado amargor de 58 IBUs (International Bitter Units – Unidade de Amargor Internacional), pode ser considerado uma bela façanha. Guardamos essa carta, a IPA, por muitos anos, e agora chegou o momento de usá-la”, explica o fundador e sócio-diretor da Dado Bier, Eduardo Bier.

Carlos Bolzan, mestre em Tecnologia Cervejeira pela Universidade Politécnica de Madri, na Espanha, debruçou-se no estudo de ingredientes, processos e misturas que resultaram na receita desse novo rótulo. A bebida apresenta amargor acentuado, característico do estilo, bem harmonizado com notas frutadas e cítricas, de maracujá.

“A Dado Bier IPA é composta por um blend de três diferentes tipos de lúpulos americanos, Cascade, Chinook e Ahtanum. Somente um deles passa pelo processo de dry hopping. Há toda uma forma de montar a receita para que ela se diferencie. As características do maracujá também são bem marcantes, embora ela seja uma cerveja com amargor elevado. Certamente ela será uma grata surpresa para quem provar”, garante Bolzan, sem esconder que a Dado Bier IPA já está entre as suas cervejas preferidas.

O estilo americano de fazer a IPA, cerveja tradicionalmente amarga, bem lupulada e de origem inglesa, foi escolhido por ser mais compatível com o paladar brasileiro, que já aprovou projetos ousados da microcervejaria, como a Dado Bier Ilex, primeira cerveja do mundo produzida com erva-mate e medalha de ouro no South Beer Cup, a Dado Bier Double Chocolate Stout, elaborada com chocolate da grife Kopenhagen, a Red Ale, premiada com as medalhas de prata e bronze no South Beer Cup, a Weiss, que revela notas de cravo e banana, a Belgian Ale, cuja receita utiliza três vezes mais matéria-prima, entre outros.

“Como apaixonados pelos sabores, buscamos qualidade e diferenciação entre os diversos rótulos já lançados nesses 20 anos. Dessa forma, podemos oferecer diferentes experiências aos paladares mais exigentes e sofisticados”, conclui Bolzan.

A Dado Bier IPA tem coloração dourada, teor alcoólico de 6,2% vol. e harmoniza com carnes, linguiças e pratos apimentados.

Uma proposta de sabor

As cervejas artesanais da Dado Bier seguem o Ranheitsgebot, Decreto de Pureza da Baviera, criado em 1516 para orientar a produção cervejeira na Alemanha, que utilizam quatro matérias-primas básicas: malte, água, lúpulo e fermento. Sem aditivos e com produtos selecionados, as cervejas são fruto de processos controlados e de constante pesquisa e desenvolvimento de sabores, fórmulas e embalagens. “Procuramos ter um portfólio de cervejas bem diferentes entre si, com propostas de sabores e aromas diferenciados, de forma que a experiência seja gratificante para o público”, ressalta Eduardo Bier.

Sobre a IPA

O estilo India Pale Ale teve sua origem no século 18. A cerveja foi elaborada para os oficiais do Exército Britânico residentes na Índia durante o período colonial, que enfrentavam um calor intenso e a ausência de água potável. Para suportar a longa viagem desde a Inglaterra, a cerveja era produzida com bastante lúpulo, ingrediente que é um conservante natural, conferindo um aroma frutado e elevado amargor.

Portfólio de cervejas artesanais

A Dado Bier produz nove cervejas artesanais com sabores que vão da erva-mate ao chocolate e aromas do maracujá ao café. Conheça o portfólio de cervejas artesanais:

Lager. Do tipo Pilsen, é leve, de cor dourada e de baixa fermentação, suavemente amarga e de teor alcoólico 5% vol.

Royal Black. Premiada com a medalha de prata no South Beer Cup, é uma German Schwarzbier de baixa fermentação elaborada com um blend de maltes importados especialmente selecionados. Escura e de teor alcoólico 5,5% vol., é uma bebida encorpada e oferece um aroma envolvente revelando em seu sabor as notas de café típicas de seus maltes tostados.

Weiss. Do estilo German Hefe-Weisse, seu sabor suave e levemente frutado revela notas de cravo e banana. De teor alcoólico 5% vol., sua cor é clara e possui espuma cremosa.

Belgian Ale. Strong Golden Ale, é elaborada com fermentos importados da Bélgica, alguns dos melhores lúpulos do mundo e um blend de cinco tipos de maltes. Sua receita utiliza três vezes mais matéria-prima, resultando em uma cerveja sofisticada, de alta fermentação, coloração acobreada e elevado teor alcoólico (8,5% vol.).

Red Ale. Do estilo Irish Red Ale, é premiada com as medalhas de prata e bronze no South Beer Cup e elaborada com um blend de cinco maltes de cevada. Possui alta fermentação, é encorpada e de teor alcoólico 5,3% vol.

Ilex. Medalha de ouro no South Beer Cup, é a primeira cerveja do mundo produzida com erva- mate. Do estilo HerbBeer, é elaborada com Ilex paraguariensis (erva-mate), possui baixa fermentação e teor alcoólico 5% vol. Uma cerveja única, de sabor inusitado, coloração esverdeada e amargor equilibrado, típicos da erva utilizada no preparo do chimarrão característico da região do Pampa sul-americano.

Original. Do estilo Pilsen Extra, é filtrada, de baixa fermentação e de teor alcoólico 5% vol. Resgatando as origens das Pilsens fabricadas na República Tcheca, apresenta cor dourada e intenso aroma de lúpulo, resultante do processo de lupulagem por dry hopping.

Chocolate. Russian Imperial Stout, considerada uma Extreme Beer, sua receita é o resultado de uma parceria com os homebrewers Mauro Nogueira e Ricardo Rosa. Elaborada numa complexa composição de maltes, cevada tostada, aveia e lúpulos, esta iguaria é coroada com o mais nobre extrato 70% Cacau, produzido com exclusividade para esta cerveja pela Kopenhagen. Possui elevado teor alcoólico (10,5% vol.).

IPA. American India Pale Ale moderadamente forte e decididamente lupulada, seguindo a versão americana do tradicional estilo inglês. Elaborada com três lúpulos americanos – Cascade, Chinook e Ahtanum – e ainda lupulagem por dry hopping, apresenta aromas cítricos e de maracujá, coloração dourada e teor alcoólico 6,2% vol.


Fonte: Vicente Medeiros

Nenhum comentário:

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...