quarta-feira, 22 de junho de 2011

PIZZA DO CERVEJEIRO






















Todo cervejeiro que faz cerveja sabe que após cada mostura sobra uma considerável quantidade de bagaço de malte. Material dispensado - ainda que, por vezes, após lavagens -, mas de grande valia. Quando não segue o caminho do lixo, antes de perecer e gerar um odor repugnante, comumente é aproveitado na alimentação de animais (como porcos). Após esse inicio de parágrafo, certamente, quem não o conhece, tenderá a interpretá-lo somente como escória... Todavia, o bagaço, mesmo sendo um insumo residual da produção de cervejas, ainda mantém características para um bom aproveitamento posterior. Mesmo após a fervura, para captar a maltose do interior do cereal, a estrutura fibrosa é mantida. Assim, temos um bom produto para agregar a uma receita de pão, conhecida dos cervejeiros.





Uma vez que a consorte desse editor (a bela Carolina) estava produzindo pães integrais com bagaço de malte e, ao passo que temos o costume de preparar Pizzas com massa integral, veio a ligação. Eureka (Encontrei)! Vou fazer discos de Pizza com a massa do pão! E, posso afirmar que ficou fabuloso. Após substituir o trigo burgol por malte de cevada nas receitas de quibe e Tabule (com malte de cevada), essa é mais uma receita que integra a nossa cozinha.

Não temos como preparar provas para todos, mas a dica fica para ser experimentada. Faças já seus discos de Pizza com a massa do pão com malte de cevada, prepares o recheio de tua preferência, escolha a cerveja e companhia certa e: “Baldoria”!

Nenhum comentário:

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...